Voltar para todos os eventos

Conversa Criativa - “Território, Cultura e Turismo de Experiências”

  • Cerro D’Ouro, Paderne, Albufeira (mapa)

Nesta primeira conversa vamos explorar conceitos e perspectivas em torno do tão falado “turismo de experiências”. Como valorizar os recursos endógenos através de um turismo de valor acrescentado ou como envolver os agentes locais, artesãos ou produtores agroalimentares, numa oferta sustentável e diferenciadora? Estão são algumas das questões que vão estar subjacentes neste momento de conversa aberta.

Convidados: Sofia de Almeida (Universidade Europeia); Alexandra Gonçalves (Projecto Creatour – Universidade do Algarve); José Borralho (Associação APTECE); (Moderação: Victor Jorge, revista Publituris)

(participação é livre e não está sujeita a inscrições)


Convidados

 

Sofia de Almeida

José Borralho

Alexandra Gonçalves

Victor Jorge

  • Sofia Almeida é doutora em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, e licenciada em Comunicação Empresarial. Atualmente é Professora Auxiliar da Faculdade Ciências Socias e Tecnologia da Universidade Europeia. É professora de Marketing de Turismo e Hotelaria; Gestão de Marcas, Comunicação Digital e Social Media; Marketing Digital, Gestão de Luxo e Gestão de Eventos. É ainda desde Setembro de 2022, coordenadora da área de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, ocupando ainda o cargo de coordenadora do Mestrado em Marketing Digital.

    Sofia trabalhou durante quinze anos como Diretora de Marketing no consórcio de marketing hoteleiro ARTEH® Hotels & Resorts, uma cadeia hoteleira independente com representação internacional. A sua investigação centra-se nas áreas de gestão hoteleira, redes, consórcios de marketing hoteleiro, marketing turístico, branding hoteleiro, marketing digital e, na partilha de conhecimento. Sofia é autora de vários artigos de investigação internacional, capítulos de livros, participação em dicionários e enciclopédias na área do turismo e gestão hoteleira. Detentora de prémios internacionais é ainda palestrante e organizadora de eventos na área de turismo. As suas atividades extra-curriculares centram-se na formação nacional e internacional e ainda na consultoria e participação em inúmeros projetos na área de turismo. Sofia é também investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos do CEG / IGOT da Universidade de Lisboa.

    Sofia tem vinte anos de experiência enquanto formadora em vários cursos relacionados com a formação pedagógica de formadores, marketing hoteleiro, atendimento ao cliente e formação na área da etiqueta, luxo e detalhe na indústria hoteleira e também marketing digital. Sofia Almeida escreve mensalmente para o Jornal TNews (tnews.pt). É ainda fundadora (2012) de uma comunidade de mulheres hoteleiras, denominada Amigas do Trade e mais recentemente é fundadora da rede de mulheres de investigação: Women Research Network.

  • Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves é Professora Adjunta da Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, onde leciona desde 1997.

    É investigadora Integrada do CinTurs -Research Centre For Tourism, Sustainability and Wellbeing para as áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural e Indústrias Criativas.

    É doutorada em Turismo pela Universidade de Évora (2013), Mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve (cooperação com Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduada em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), Licenciada em Marketing (1997). Desempenhou cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre outubro de 2009 e outubro de 2013, com os pelouros da cultura, do turismo, da ação social, da economia e da saúde.

    Possui investigação publicada nas áreas da experiência turística e cultural, no turismo cultural e criativo, na gestão do património cultural e dos museus, na avaliação de eventos, entre outros. É coordenadora de projetos na área do Turismo, Cultura e Sustentabilidade, e de outros projetos nas áreas das indústrias criativas e empreendedorismo. Desde 30 de outubro de 2019 é a Diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

  • José Francisco Silva Borralho (Lisboa, 14 de Julho de 1969) Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM (1995) e Master em Coolhunting pela AYR/Science of the Times by Carl Rhode (2010). Iniciou a sua carreira na multinacional alemã Hoechst Portuguesa (1988), como Controller, da qual transitou para o Grupo Torralta Turismo SA (1991) para assessorar a Direcção de Comunicação e mais tardar acumular com a direcção de marketing e promoção imobiliária do Grupo.

    Em 1993 co-funda a empresa de relações públicas Weber Shandwick | D&E (Grupo Interpublic) onde foi administrador responsável pela área de marketing e estratégia de clientes.

    Em 1994 é consultor de estratégia de marketing politico nas Primeiras Eleições Livres em Moçambique, coordenando o processo de transformação da Renamo (de movimento guerrilheiro para partido politico).

    Após 5 anos (1999-2004) à frente da Weber Shandwick | D&E, onde coordenou campanhas de promoção de grandes projetos nacionais – Associação Empresarial Portuense; Associação Industrial do Minho; Marinha Grande MGlass – e clientes de destaque (Virgin Megastores; McDonalds; Danone; Instituto Vinho do Porto; Visa; MasterCard; Samsung entre outros) sai (2004) para lançar o “Produto do Ano”, projeto de reconhecimento da inovação no grande consumo no qual se manteve até 2007 para depois lançar a Tryp Network, como Administrador, com escritórios em Lisboa, Madrid, Milão e Londres e assumir o projeto francês “Saveur de l´année”, onde também lançaria o projecto Restaurant Week em Portugal e Espanha. Durante este período foi cronista em alguns meios de comunicação social, sempre com temas relacionados com o marketing.

    Em 2012 funda a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, assumindo a sua presidência e a missão de recuperação e preservação das tradições culinárias nacionais.

    Em Fevereiro de 2013, cria a ONE BCAM FIVE SGPS, a que preside, adquirindo 100% do capital social da Brandstory Lda (Consultora em Marketing) e 90% da ConsumerChoice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor Lda, que detém a marca do Prémio de marcas, com maior sucesso em Portugal – a “Escolha do Consumidor” e está noutros mercados internacionais (operação em Espanha e Polónia).

    É ainda proprietário das empresas: Product of the Year Portugal Lda; Happy Bizz Lda e AlwaysJune Investments SA.

    Em 2015 funda a Street Food Portugal - Associação de street food e é o responsável pelos grandes eventos de street food em Portugal, incluindo no Web Summit. Em 2016, ganha a representação do Produto do Ano para Portugal.

    É ainda sócio fundador e Presidente da SKOOL - Associação Sobre Crianças Orientadas em Open Learning, criada em Maio de 2018.

  • Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na variante Português e Alemã, possuindo, igualmente, licenciatura em Comunicação Social pela Rheinische Friedrich-Wilhelms Universität de Bona (Alemanha), sou jornalista há mais de 20 anos.

    O começo dá-se na área Automóvel (AUTO HOJE do grupo MotorPress), tendo passado, posteriormente, para o setor dos vinhos, na revista Néctar.

    Em 2005, entro na WORKMEDIA como Chefe de Redação da revista HIPERSUPER, passando a diretor editorial da publicação, em 2006.

    Em 2012, após uma breve passagem como Diretor Media/Comunicação do FÓRUM DO CONSUMO, rumo a Angola para lançar a 1.ª revista de Retalho e Distribuição Moderna no mercado angolano. A revista DISTRIBUIÇÃO em EXPANSÃO nasce no grupo SCORE MEDIA, detentor do mais importante e influente jornal económico do país: EXPANSÃO.

    Com a direção-executiva e editorial da revista DISTRIBUIÇÃO EM EXPANSÃO, colabora como jornalista na área económica e automóvel no jornal EXPANSÃO ao mesmo tempo que faz parte da equipa que desenvolve a revista de lifestyle LUXOS.

    No âmbito da DISTRIBUIÇÃO EM EXPANSÃO, organiza as primeiras CONFERÊNCIAS DA DISTRIBUIÇÃO que, nas duas edições (2013 e 2014) levaram a Luanda diversos speakers nacionais e internacionais.

    De regresso a Portugal, em 2015, passo pela MESSAGE IN A BOTTLE como Executive Partner, e em 2017 lidero a delegação do grupo NOVA VAGA Portugal. Paralelamente, é desenvolvido, em Portugal, a área de Custom Publishing que chega a desenvolver projetos para a Coca-Cola Angola e SUAVE. Ao mesmo tempo, colabora com o jornal EXPANSÃO e desenvolvo a rubrica MOTORES na publicação, além de coordenar editorialmente a revista LUXOS (lifestyle).

    No final de 2018 dá-se o regresso ao universo do retalho e marcas, com o cargo de Editor-in-Chief da DISTRIBUIÇÃO HOJE, da IFE by Abilways, assumindo ao mesmo tempo a direção editorial da revista LOGÍSTICA&TRANSPORTESHOJE, desenvolvendo, em 2019, um novo projeto editorial na área da Sustentabilidade com a plataforma SUSTENTÁVEL.

    Desde fevereiro de 2021, sou diretor editorial do jornal PUBLITURIS, mais antiga publicação no turismo B2B em Portugal, fundado em 1968, e da revista PUBLITURIS HOTELARIA.

    Nestas duas publicações, pertencentes ao grupo WORKMEDIA - detentor dos jornais MEIOS&PUBLICIDADE, CONSTUIR e HIPERSUPER - organizo, anualmente, diversos eventos: Portugal Travel Awards, Portugal Trade Awards, RoadShow das Viagens, Hotels&Suppliers, Meeting Forums, entre outros.

 
Anterior
Anterior
21 de junho

Workshop - Roda de Entrelaçados

Próximo
Próximo
22 de junho

Uma experiência no campo – Figo